terça-feira, 27 de outubro de 2015

CE Jayme Camargo abre matrícula para 2016 nesta terça, 27 de outubro

A Secretaria de Estado de Educação inicia, nesta terça-feira (27/10), a primeira fase da pré-matrícula no site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br). Na página eletrônica, há informações sobre o processo de inscrição, escolas com vagas disponíveis, idade para se inscrever em cada série ofertada, e como e quando confirmar sua matrícula na escola.

No dia 23 de dezembro, a Seeduc divulgará a relação nominal de todos os estudantes alocados. Além disso, será enviado SMS para os candidatos que, no ato na matrícula, cadastraram corretamente o número do celular. No período de 6 a 12 de janeiro, será preciso confirmar a vaga diretamente na escola selecionada. As informações sobre a alocação, bem como datas e horários para apresentação, estarão disponíveis no menu ‘Consulte sua Inscrição’.

Na ocasião, será preciso apresentar os seguintes documentos: identidade ou documento que a substitua e CPF (se possuir); histórico escolar ou declaração da última unidade em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola; identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos (original e cópia); laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso); comprovante de residência; e comprovante do atestado com tipo sanguíneo e o fator rhesus (fator RH).

A segunda fase da pré-matrícula acontecerá no período de 19 a 24 de janeiro, sendo os dois primeiros dias (19/01 e 20/01) exclusivos para os candidatos não alocados na primeira fase. Os demais serão destinados aos alunos que não confirmaram matrícula e os novos dos ensinos Fundamental e Médio.

As oportunidades são para: 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular; 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Regular.

domingo, 25 de outubro de 2015

Renovação de matrícula no CE Jayme Camargo começa dia 26 de outubro

>>>> Renovação de Matrícula <<<<

# Atenção alunos do CE Jayme Silvestre Camargo:

Para quem já é estudante do CEJSC e deseja permanecer, será preciso renovar a matrícula na unidade escolar, diretamente na secretaria da escola, no período de 26 de outubro a 20 de novembro.

Não deixem para última hora!!!

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Craque na bola e nos estudos: os primeiros anos de escolaridade de Alan Kardec no CE Jayme Camargo

Para quem acredita que jogador de futebol não precisa levar os estudos a sério, engana-se com a história de vida de Alan Kardec de Souza Pereira Jr. - nome completo do jogador de futebol com passagens por grandes clubes, como Vasco, Benfica (Portugal), Internacional, Santos, Palmeiras, além de Seleção Brasileira e, atualmente, no São Paulo.

Com a ajuda da professora do Colégio Estadual Jayme Silvestre Camargo - Maria José Rocha de Carvalho -, reviramos os arquivos da secretaria da escola da cidade de Barra Mansa atrás das fichas escolares do aluno Alan Kardec. E muitos registros foram encontrados sobre a longa passagem de 7 anos dele estudando no CE Jayme Camargo, de 1995 a 2001, até quando ele foi transferido para uma escola da cidade do Rio de Janeiro, em função dos compromissos e treinamentos com a equipe infantil do Vasco da Gama, clube no qual, 6 anos depois, ele se profissionalizaria como jogador de futebol. 

Mas, voltando aos primeiros passos de Alan Kardec na turma 101 (1ª série do ensino fundamental) do CE Jayme Camargo, constatou-se, pelas fichas encontradas, que ele era um aluno muito aplicado, como revelam as palavras de sua primeira professora - Regina Célia Gomes Pinto -, que escreveu: "o aluno (Alan Kardec) demonstra muito interesse e facilidade para aprender os conteúdos em estudo".
 
Já, na ficha da 2ª série, a professora Dirce Pessoa avaliou Alan Kardec da seguinte maneira: "É um ótimo aluno, atencioso, participativo e está desenvolvendo muito bem sua aprendizagem". Na ficha da 3ª série, a professora Maria José Barcelos escreveu sobre a postura dele em sala de aula: "O aluno participa, é interessado, organizado e caprichoso. Realiza todas as atividades em sala de aula".

Na ficha de Alan Kardec correspondente à 4ª série, encontramos o primeiro boletim com suas notas e, como se vê na figura abaixo, ele apresentava boas médias e se destacava em Língua Portuguesa (87 de média anual) e Matemática (90 de média anual).  
Clique na imagem para visualizar melhor
Nos três anos seguintes, o jovem Alan Kardec continuou sendo um aluno aplicado e disciplinado, como conta a professora Maria José. Em 2001, já como atleta infantil do Vasco da Gama, ele fechou o 4º bimestre sem notas vermelhas e encerrou sua passagem escolar pelo CE Jayme Camargo sem nunca ter sido reprovado.

A professora Maria José ainda ressaltou que o sucesso da vida escolar do jovem Alan Kardec e sua ascensão como um grande jogador de futebol se justifica graças à importância do apoio familiar que ele sempre teve através de seus pais dedicados. A vida escolar de Alan Kardec serve de inspiração para os jovens de hoje, pela sua dedicação aos estudos e pela sua coragem em lutar por seus objetivos.

Por: Diogo de Oliveira Paula / Colaboração: Maria José Rocha de Carvalho

domingo, 18 de outubro de 2015

Em passeio de formatura, alunos do Jayme Camargo viajam para Nordeste

Entre os dias 14 e 18 de outubro, os formandos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Jayme Silvestre Camargo viajaram para Natal (Rio Grande do Norte), a fim de curtirem ainda mais estes últimos momentos de vida escolar com os colegas e professores.

Acompanhados pelos professores Rosângela Farnesi, Maria José de Carvalho, Roger Dautry Arcanjo, Ana Paula Almeida e Reinaldo Lopes, os alunos realizaram uma viagem de interação e troca de experiências, possibilitando o conhecimento da cultura nordestina.

Os momentos marcantes da viagem foram muitos, destacamos: a primeira viagem aérea de muitos alunos, os passeios de barco e buggys, as visitas a várias praias (Praia de Genipabu e Praia de Ponta Grossa), ao Aquário de Natal, ao monumento Farol do Cabo Branco, a vista do Estádio Arena das Dunas, entre muitos outros passeios realizados.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Alunos do Jayme Camargo visitam o Parque Nacional de Itatiaia

Alunos do Jayme no Parque Nacional de Itatiaia
Nesta terça-feira (6 de outubro), alunos das turmas 1001, 1002 e 1003 do CE Jayme Camargo fizeram um passeio muito interessante ao Parque Nacional de Itatiaia. A atividade foi intermediada pela professora de geografia Juliana Carmo.

Os estudantes tiveram um dia de aprendizado diferente sobre geografia, natureza e meio ambiente, ainda mais acompanhados pelas professoras Ana Cláudia (ciência biológicas) e Josias (língua portuguesa).

O Parque está localizado na Serra da Mantiqueira, abrangendo os municípios de Itatiaia e Resende, no estado do Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, no estado de Minas Gerais, sendo seu relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 metros, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.

Os alunos comentaram ainda que foi muito bom ver a cachoeira de perto, conhecer mais a flora e a fauna, tirar muitas fotos, poder estar mais perto da natureza e, ainda, dos animais empalhados do museu.