quinta-feira, 28 de julho de 2016

Alunos do 9º ano têm aula especial sobre Continente Africano

Na manhã desta quinta-feira (28 de julho), os alunos do 9º ano do Colégio Estadual Jayme Silvestre Camargo tiveram uma aula especial sobre o Continente Africano.

Na oportunidade, a professora Juliana Carmo (de geografia) convidou a professora Maria José Rocha Carvalho para falar um pouco sobre as experiências vividas pelo filho dela em Moçambique, país situado no sudeste do continente africano e que possui como idioma oficial a língua portuguesa. Os estudantes puderam conhecer algumas observações importantes relacionadas à sociedade africana.

A Maria José ainda levou para a aula algumas esculturas afros para os alunos apreciarem e conhecerem melhor algumas características da arte e da cultura africana.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Alexandre Martins (ex-aluno do CE Jayme Camargo) - O Empreendedor de Sonhos

Alexandre Martins nasceu de uma família simples, estudou em escolas públicas, trabalhou como engraxate, entregador de uniformes, vendedor de flores e fundou uma empresa inovadora de tecnologia. Agora dá palestras sobre inovação e empreendedorismo e já falou do assunto para mais de 10 mil pessoas.

Logo no começo de nossa conversa, Alexandre Martins citou os três principais valores de sua vida: Ser feliz, fazer o outro feliz e ajudar as pessoas através de seus talentos e motivações.
Vindo de uma família humilde, estudou no Colégio Professor Moacir Arthur Chiesse, na Cotiara, na Escola Jayme Silvestre Camargo, no São Silvestre, e como bolsista, no Colégio Verbo Divino, onde trabalhava na parte da tarde para pagar seus estudos. Formou-se em Direito e pós- graduou-se em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas.

Com apenas 19 anos, Alexandre Martins enxergou na tecnologia uma ponte para o mundo. Fundou em 1999 com seus dois sócios, Marcos e Magno Carvalho, uma empresa que enche de orgulho nossa região, a AM4, empresa de comunicação voltada para tecnologia especializada em campanhas de marketing digital, sites, aplicativos e monitoramento de mídias sociais.

"A empresa nasceu do pensamento lúdico ainda de como seria o impacto da internet. Em 1999, não tínhamos ainda a visão completa de como nossas vidas e o mercado seriam transformados. Mas uma coisa era certa: Tudo seria diferente dali em diante. Começamos na sala da casa do meu pai, na Rua da Figueira. Não tínhamos móveis, não tínhamos computadores, a internet era discada. Aliás, o único computador que tínhamos havia sido comprado com o dinheiro da rescisão de uma empreiteira que trabalhei na época e esse foi o único recurso financeiro que possuíamos”.

Pioneiro neste empreendimento tecnológico na cidade, Alexandre lembra as dificuldades iniciais. "Não me recordo de quantos ‘nãos’ escutei. Quantos ‘o que é isso? Uma empresa de quê? Internet? O que é internet? Quem são seus pais? Vocês são filhos de quem?’ Logo percebi que não seria fácil. Desistir? Nunca passou pela minha cabeça. Dificuldades? Inúmeras! Começar uma empresa sem capital é uma coisa que quase ninguém imagina que dê certo."

Vieram então os primeiros clientes, a organização da empresa, os primeiros colaboradores e o aluguel da sala do Edifício Garagem na Rua São Sebastião. “Recordo-me que ninguém queria alugar uma sala comercial para três jovens de 15, 19 e 20 anos. Ainda mais para montar uma empresa que trabalharia com algo que ninguém tinha ideia ao certo do que era ou poderia ser, uma agência de comunicação online. O que nos motivava era certamente a fé. Fui ver outros empresários falando sobre como haviam começado suas empresas e em uma palestra de Antônio Hermínio de Moraes escutei a seguinte frase: ‘Fui um assíduo frequentador de cartórios de títulos e protestos.' Não falo da fé necessariamente em alguma divindade, mas em si mesmo e naquilo que você acredita, mesmo quando todos dizem que aquilo não existe ou não vai dar certo.”

Ser líder de uma empresa de tecnologia da informação com colaboradores da geração Y e Z é uma tarefa diariamente desafiadora. “A empresa não será saudável se a relação com eles não for. Eles precisam estar felizes, motivados, e se sentirem realizados naquilo que fazem. Precisam se sentir envolvidos e comprometidos com o resultado. O futuro não necessariamente pertence ao dono da empresa, mas ao amor de seus colaboradores pelo que realizam. Nunca pensei em criar uma empresa somente minha. Criei para todos os nossos colaboradores, criamos para nossa cidade, para gerar felicidade e resultados para nossos parceiros. Entendo que nossa região precisa avançar muito. Mas principalmente nossa cidade, Barra Mansa. Recebo muitos clientes de outras cidades em visita à nossa sede e sempre me perguntam o motivo pelo qual ainda mantenho a sede da empresa aqui. Chega a ser engraçado, porque ninguém entende como uma cidade tão perto da capital e com tantos recursos como Barra Mansa, pode ser tão esquecida politicamente. Minha resposta é sempre na ‘lata’: Porque aqui é minha cidade. É a cidade dos meus avós, meus pais e meus filhos”. E completa: “Sou bairrista! E amo a região Sul Fluminense".

Dono de uma vibração contagiante e uma clareza de ideias incomum, o empreendedor de sucesso, Alexandre Martins, aos 37 anos avança em outras frentes com seu estilo otimista, sendo requisitado para ministrar palestras sobre inovação e empreendedorismo em grandes instituições como: Ibmec, uma das instituições de ensino mais respeitáveis do Brasil, ABA (Associação Brasileira dos Anunciantes) e diversas Universidades e eventos por todo o território nacional.

Entusiasta dos projetos sociais, Alexandre Martins desenvolve ações que já atenderam mais de 5 mil crianças e jovens espalhados pelo estado do Rio.

O pai dedicado de Ana Luisa e Arthur Henrique finaliza dizendo que empreender não é necessariamente ter grandes ideias. “Grandes ideias todos nós temos todos os dias. O grande empreendedor é aquele que sabe colocar em prática as ideias que tem. A vida é muito menos inspiração e muito mais transpiração”.

Fonte: http://revistaporaqui.com.br/