segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Craque na bola e nos estudos: os primeiros anos de escolaridade de Alan Kardec no CE Jayme Camargo

Para quem acredita que jogador de futebol não precisa levar os estudos a sério, engana-se com a história de vida de Alan Kardec de Souza Pereira Jr. - nome completo do jogador de futebol com passagens por grandes clubes, como Vasco, Benfica (Portugal), Internacional, Santos, Palmeiras, além de Seleção Brasileira e, atualmente, no São Paulo.

Com a ajuda da professora do Colégio Estadual Jayme Silvestre Camargo - Maria José Rocha de Carvalho -, reviramos os arquivos da secretaria da escola da cidade de Barra Mansa atrás das fichas escolares do aluno Alan Kardec. E muitos registros foram encontrados sobre a longa passagem de 7 anos dele estudando no CE Jayme Camargo, de 1995 a 2001, até quando ele foi transferido para uma escola da cidade do Rio de Janeiro, em função dos compromissos e treinamentos com a equipe infantil do Vasco da Gama, clube no qual, 6 anos depois, ele se profissionalizaria como jogador de futebol. 

Mas, voltando aos primeiros passos de Alan Kardec na turma 101 (1ª série do ensino fundamental) do CE Jayme Camargo, constatou-se, pelas fichas encontradas, que ele era um aluno muito aplicado, como revelam as palavras de sua primeira professora - Regina Célia Gomes Pinto -, que escreveu: "o aluno (Alan Kardec) demonstra muito interesse e facilidade para aprender os conteúdos em estudo".
 
Já, na ficha da 2ª série, a professora Dirce Pessoa avaliou Alan Kardec da seguinte maneira: "É um ótimo aluno, atencioso, participativo e está desenvolvendo muito bem sua aprendizagem". Na ficha da 3ª série, a professora Maria José Barcelos escreveu sobre a postura dele em sala de aula: "O aluno participa, é interessado, organizado e caprichoso. Realiza todas as atividades em sala de aula".

Na ficha de Alan Kardec correspondente à 4ª série, encontramos o primeiro boletim com suas notas e, como se vê na figura abaixo, ele apresentava boas médias e se destacava em Língua Portuguesa (87 de média anual) e Matemática (90 de média anual).  
Clique na imagem para visualizar melhor
Nos três anos seguintes, o jovem Alan Kardec continuou sendo um aluno aplicado e disciplinado, como conta a professora Maria José. Em 2001, já como atleta infantil do Vasco da Gama, ele fechou o 4º bimestre sem notas vermelhas e encerrou sua passagem escolar pelo CE Jayme Camargo sem nunca ter sido reprovado.

A professora Maria José ainda ressaltou que o sucesso da vida escolar do jovem Alan Kardec e sua ascensão como um grande jogador de futebol se justifica graças à importância do apoio familiar que ele sempre teve através de seus pais dedicados. A vida escolar de Alan Kardec serve de inspiração para os jovens de hoje, pela sua dedicação aos estudos e pela sua coragem em lutar por seus objetivos.

Por: Diogo de Oliveira Paula / Colaboração: Maria José Rocha de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário