quarta-feira, 5 de abril de 2023

Novo Ensino Médio é implementado em meio a dúvidas de alunos

O novo Ensino Médio chegou e muitas dúvidas surgiram com ele. “Como será o ENEM no próximo ano?”. “Ele é melhor do que o Ensino Regular?”. Essas são dúvidas frequentes e, para respondê-las, devemos primeiro entender o que é o novo Ensino Médio.

Baseado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o Novo Ensino Médio é um documento normativo feito para nortear as ações das instituições de ensino no Brasil. Basicamente é um modelo de ensino-aprendizagem que oferece a base de disciplinas obrigatórias, mas abre espaço para que os alunos escolham seus próprios itinerários formativos.

“Eu particularmente prefiro o Ensino Regular. É boa a ideia de novas matérias e itinerários, porém estão tirando outras matérias de extrema importância, que todos deveriam ter, por eletivas.” Relatou o aluno Arthur, da turma 2003.

De fato, o Novo Ensino Médio parece meio confuso de início. A ideia de direcionar os estudantes a escolher suas próprias áreas de maior interesse é ótima. Mas será que estamos preparados e temos a estrutura necessária para implementar esse sistema educacional? O Que nos resta é ter esperança de que, em breve, tudo se organize da melhor forma possível, para que o futuro dos alunos não seja prejudicado. 

(Por Ana Clara Arcanjo – Turma 3001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário