quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Projeto cultural do CEJSC completa 5 anos com viagens a vários estados do Brasil

Em 2011, quando os professores Roger, Rosângela, Aline, Mônica e Reinaldo acompanharam os alunos formandos do 3º ano do CE Jayme Camargo para a realização de uma viagem à cidade de Paraty, a fim de encerrar com chave de ouro o Ensino Médio, mal imaginavam todos que ali estava surgindo um projeto de muito sucesso no colégio.

Nos anos seguintes, o mesmo projeto foi planejado pelas turmas do 3º ano do Ensino Médio, sob o acompanhamento dos professores, os quais orientavam sobre as estratégias para que os grupos de estudantes pudessem arrecadar dinheiro para poderem realizar o passeio cultural.

Em 2012, novamente as turmas foram para a cidade histórica de Paraty. Em 2013, o destino escolhido foi Porto Seguro, litoral da Bahia, para onde os alunos do colégio viajaram pela primeira vez de avião. Em 2014, os nossos estudantes escolheram um lugar ainda mais audacioso para viajarem -  Fortaleza (CE). E neste ano de 2015, a cidade escolhida foi Natal (RN).

A professora Rosângela Farnesi (de matemática) é uma das professoras que mais se empenharam para ajudar os alunos, uma vez que é ela quem os orienta desde o início do ano, sobre: a escolha do local da excursão pelos estudantes, a divisão de tarefas entre os alunos para formar grupos de vendas, a montagem de um calendário de vendas, entre outros conhecimentos importantes relacionados à matemática financeira.

O projeto ainda se destaca por seu valor cultural, já que proporciona aos alunos envolvidos uma oportunidade única de conhecerem novos lugares e novas culturas, tal como ocorreu no último passeio, quando os alunos conheceram os aeroportos de Rio de Janeiro, Brasília e Natal; visitaram o maior cajueiro do mundo (em Pirangi); passearam de lancha pela Lagoa Guaraíras (área de mangue); conheceram a Praia de Pipa e o Chapadão (locais de natureza preservada) e a Praia Fluvial do Jacaré (onde assistiram apresentações de danças regionais); visitaram o Aquário Natal e o Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu (onde passearam de buggy), enfim, passeios que ficarão marcados para sempre na vida dos estudantes. 

Um comentário:

  1. Parabéns alunos e professores! Com certeza essa viagem é única,não só pela oportunidade dos alunos terem conhecido outro Estado outra cultura, mas principalmente por ser um exercício de cidadania. Os alunos puderam ver que as oportunidades devem se estender a todas as classes sociais e é através da organização de um grupo que se atinge feitos que visam o bem comum.A oportunidade de se socializarem a partir do convívio em um ambiente que não era o deles como se hospedar em um hotel,seguir regras, horários e chegar a um denominador comum quanto aos pontos turísticos a serem visitados. Com certeza tudo que vivenciaram este ano na organização do passeio e durante o mesmo foi uma aula para a vida deles. Essa aula não será esquecida. Parabéns colegas queridos que se dispuseram a dispensar seu tempo com a família para acompanhá-los ou melhor se responsabilizar por eles.Que esse projeto "Viagem do 3° ano " possa ter sempre o mesmo sucesso

    ResponderExcluir