segunda-feira, 9 de maio de 2011

Universidade: uma realidade para o aluno de escola pública

Reportagem elaborada pelas alunas Lara e Larissa (Turma 1001), com colaboração do professor Diogo

Nos últimos anos, o Governo Federal tem investido cada vez mais na educação, como, por exemplo, os programas que facilitam o ingresso do candidato a uma universidade. Como resultado, pode-se perceber que as universidades públicas e privadas têm sido o destino de muitos alunos de baixa renda.

Os alunos de escolas públicas têm tido maiores oportunidades de cursar uma universidade privada, por meio de programa como o Prouni e o Fies, os quais lhe permitem estudar com bolsas acadêmicas. O jovem recém-formado em escola pública também tem tido maior motivação para concorrer a uma vaga em universidade pública, por meio do Sisu, um programa que direciona o candidato para o curso pretendido a partir da nota do Enem.

Em 2010, vários alunos do Colégio Estadual Jayme Silvestre Camargo foram beneficiados por esses programas que ajudam o aluno a se ingressar na faculdade. São os casos de: Beatriz Rivilini (à esquerda da foto), cursando Engenharia de Matéria e Arquitetura na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Ursula Prudêncio (à direira na foto), acadêmica do curso de Química Industrial na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Beatriz Rivilini nos conta o que ela passou antes de conseguir seus sucesso acadêmico: "Muitas vezes eu pensei em desistir, achava que no final não ia valer a
pena por ter que concorrer com pessoas que vieram das melhores escolas,
quando vi, tinha passado pra 3 federais, em curso que entrava 1 a cada 65,
realmente foi um presente, por isso eu digo, estudar vale a pena e ninguém é
melhor do que ninguém por veio dessa ou daquela escola".

Tais exemplos mostram que, não importa se o aluno é de escola pública ou particular, pois quando realmente se deseja algo, deve-se correr atrás. A receita disso tudo é: estudar e se preparar bem.

Portanto, Terceiro Ano 2011: Boa Sorte! E que esse ano seja o ano de vocês!

Um comentário:

  1. Nossa, realmente.. é muito importante esse investimento que o governo federal está dando na educação brasileira!! Está aí o resultado!!

    ResponderExcluir